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Tendências de RH para 2022
Com a pandemia, diversas funções do setor de Recursos Humanos passaram por transformações. E mais do que nunca, o desenvolvimento humano é essencial para que empresas consigam alavancar seus resultados e crescer.
O trabalho híbrido vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas e tem sido um dos grandes impulsionadores das novas tendências de RH para 2022.
Este modelo, que mistura o trabalho presencial com o trabalho à distância, não é uma regra, mas, de acordo com uma pesquisa do Vagas.com, 45% dos trabalhadores preferem o trabalho híbrido e 92% dos líderes esperam que suas equipes trabalhem desta forma daqui para frente.
Com a pandemia, diversas funções do setor de Recursos Humanos passaram por transformações. E mais do que nunca, o desenvolvimento humano é essencial para que empresas consigam alavancar seus resultados e crescer. Confira as principais tendências de RH para 2022.
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Saúde mental
A adaptação para o home office no início da pandemia e a reestruturação para um novo modelo de trabalho deixaram os profissionais exaustos com tantas mudanças. De acordo com um estudo da Gartner, empresa de consultoria em tecnologia, 54% dos líderes de RH disseram que suas equipes estão cansadas.
Hoje em dia, a média de absorção de um funcionário é metade em comparação à 2018. Diante disso, focar na saúde mental dos colaboradores é essencial para conseguir minimizar os impactos de tantas mudanças.
Flexibilidade
Outra tendência influenciada pela pandemia é a flexibilidade de horário. A ideia é que que o profissional cumpra sua carga horária no momento que apresentar mais disposição, concentração e produtividade, sem um horário fixo. Neste caso, a avaliação pode ser feita por meio das entregas realizadas.
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Digitalização
A transformação digital está modificando o mundo e a forma de trabalho de todas as pessoas. Não seria diferente com as atribuições de um profissional de RH: recrutamento online, controle de ponto online e softwares de avaliação de desempenho e muito mais. A digitalização dos processos é essencial e obrigatória para atender às novas demandas do mercado profissional e corporativo.
People Analytics
People Analytics consiste no uso de sistemas especializados que ajudam a avaliar e compreender o colaborador de forma individual. Ao usar dados gerados e coletados em ferramentas de Big Data, é possível desenvolver uma gestão de RH de qualidade.
Employee experience
Employee experience tem como objetivo garantir a motivação do colaborador, contribuindo para a retenção e redução das taxas de rotatividade. Aqui, as necessidades e a experiência do profissional na empresa são o foco. Aumentar o engajamento deve ser um dos principais objetivos dos profissionais de RH em 2022.
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Feedback
Outra grande tendência para a gestão de pessoas é o feedback contínuo. Mais do que nunca, os profissionais querem se desenvolver rapidamente e entender seu papel na empresa. Por isso, é muito importante para o profissional de RH estar atento as novidades e procurar ferramentas quem atendam as demandas internas da empresa e da equipe.
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