Blog

Python linguagem de programação

Por que Python é a linguagem de programação mais popular?

Criada há mais de 30 anos, Python é a linguagem de programação apontada como a mais popular de abril de 2022, segundo o índice TIOBE Programming Community. Muito se deve ao fato de que até hoje ela mantém um dos códigos mais simples, versáteis e eficazes do mercado.

Criada há mais de 30 anos, Python é a linguagem de programação apontada como a mais popular de abril de 2022, segundo o índice TIOBE Programming Community. Muito se deve ao fato de que até hoje ela mantém um dos códigos mais simples, versáteis e eficazes do mercado. 
 
Obra do matemático e programador holandês Guido Van Rossum, a Python pode ser utilizada em diferentes tipos de aplicação, como em desenvolvimento web ou de jogos, análise de dados, Inteligência Artificial, Machine Learning etc. Além disso, permite integrar sistemas de forma eficaz, construindo-os dos mais simples aos mais complexos. 

Leia também: Assistente administrativo é uma das funções mais procuradas em 2021 

Essas qualidades são apenas algumas que ajudam a explicar a preferência dela no indicador de popularidade citado – que é atualizado uma vez por mês, com classificações baseadas no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, em cursos e em fornecedores terceirizados. 

Outras diferentes razões para você aprender Python são: 

  • Sintaxe (regras da linguagem de programação) simples e objetiva; 
  • Instalação possível em diferentes sistemas operacionais; 
  • Gratuidade; 
  • Oferta de múltiplas possibilidades de desenvolvimento; 
  • Manutenção de comunidade muito ativa; 
  • Popularidade alta. 

Inserção em grandes empresas 

Por conta de seus benefícios, diversas empresas adotam a linguagem de programação Python no desenvolvimento de seus próprios sistemas. Entre elas, estão gigantes internacionais como Google, Spotify, Instagram, Amazon, Facebook e Pinterest. 

Leia também: Business Intelligence: Power BI é tendência e um novo diferencial no currículo 

Recentemente, inclusive, a Python Software Foundation (PSF) recebeu 300 mil dólares do conglomerado de tecnologia Meta para melhorar as ferramentas e o suporte de sistemas internos da própria provedora do código. Outra iniciativa foi a parceria da empresa Stone com a How Botcamps para a formação gratuita de futuros programadores para o time de tecnologia da PSF. 

Mercado de trabalho 

O mercado de trabalho está muito aquecido, hoje em dia, para quem domina Python. Trata-se de uma habilidade de elevado nível técnico e para a qual existe ampla disponibilidade de vagas –além da oferta de bons salários.  

De acordo com uma pesquisa da CodingNomads divulgada pelo Canal Tech, site especializado em tecnologia, a projeção é de que ao longo de 2022 a Python se mantenha na posição que ocupa hoje, de mais requisitada entre as linguagens de programação. Os dados foram coletados de listagens de empregos dos EUA e da Europa.  

E mais: existe uma grande comunidade que contribui significativamente para o aprendizado de quem está começando a utilizá-la. 

Leia também: Qual é o futuro do trabalho? 

Python na HAOS Treinamentos 

Aqui na HAOS Treinamentos, oferecemos o curso de Python com 66h de conteúdo programático. O nível básico contempla desde a introdução da linguagem até as estruturas de repetição e decisão, o uso de variáveis e as funções criadas pelo usuário. No nível avançado, o aluno aprende a utilizar a orientação a objetos durante a programação com este tipo de linguagem. 

Ficou interessado? Entre em contato conosco e garanta a sua vaga na próxima turma!