Blog

Mercado para profissional de logística está em alta

Mercado para profissional de logística está em alta

Aumento das compras online e necessidade de fornecedores atenderem demanda por entregas mais rápidas aqueceu setor. Veja, no texto abaixo, como área é promissora.

O aumento do uso de novas tecnologias para fazer compras de produtos online, principalmente na pandemia, tornou ainda mais importante para as empresas a qualidade na entrega. Fornecedores, fabricantes, distribuidores e varejistas tiveram que melhorar seus processos para atender à demanda por uma entrega mais rápida e conveniente de uma série de produtos e serviços. O que isso significa? Que o mercado para o profissional de logística está em alta.

 

O que é logística e que faz o profissional desse setor?

 

Logística vem do grego e significa “habilidades de cálculo e de raciocínio lógico”. O profissional de logística é aquele que vai planejar e coordenar processos nas áreas de transporte, armazenagem, redes de distribuição, cadeia de suprimentos e entrega de produtos.

 

Além disso, é um profissional capaz de avaliar, projetar e implementar esses sistemas de transporte e armazenamento, além de utilizar ferramentas de qualidade e criar indicadores de performance dentro do universo da logística.

 

O profissional de logística pode atuar em transportadoras, aeroportos, indústrias, comércios, agronegócio, centros de distribuição e no e-commerce.

 

Qual o perfil do profissional de logística?

 

Esse é um profissional com visão ampla e estratégica para enxergar os processos de ponta a ponta. Também é imprescindível ser um bom comunicador, já que está sempre em contato com fornecedores, parceiros comerciais e a própria equipe.

 

Qual a importância do profissional de logística?

 

Quem atua em logística é responsável por racionalizar o uso dos recursos da melhor forma possível e tornar as operações mais rápidas e com menor custo. Tudo isso, aliando interesses de todos os departamentos envolvidos na cadeia de suprimentos e evitando atrasos.

 

“Hoje o investimento em Logística é de fundamental importância para a continuidade de um negócio, seja B2B ou B2C. Empresas como Magalu estão investindo bilhões de reais em plataformas de e-commerce”, ressalta o professor do curso de Logística da HAOS Treinamentos, Hélio Soares.

 

O comércio eletrônico, em 2018, foi responsável pelo faturamento de R$ 53,2 bilhões só no Brasil, o correspondente a 123 milhões de pedidos naquele ano.

 

Qual a necessidade de se atualizar na área de logística?

 

Essa é uma área em que o profissional precisa estar constantemente se atualizando, ou seja, acompanhando principalmente as mudanças na área de tecnologia, mas também nos processos.

 

“Em um país continental como Brasil, investimentos em ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos demandam pessoas capacitadas para entrar nesse mercado que está muito aquecido”, ressalta o professor.