Cursos

Gestão de Fornecedores

9h | Apresentar o desenvolvimento de indicadores para medição de performance

OBJETIVO

Apresentar e discutir os processos envolvidos na Gestão de Fornecedores, como o desenvolvimento de indicadores para medição de performance, o estabelecimento de SLA´s e desenvolvimento de parcerias com fornecedores estratégicos, alavancáveis, críticos.

CONTEÚDO

  • SRM ( Supplier Relationship Management)
    • Metodologia com o principal objetivo de tornar mais eficazes os processos e relacionamento entre empresa e seus fornecedores através da otimização de processos, agregando valor a organização. Na pratica, tem como objetivo de aproximar as relações com os fornecedores para fortalecer o relacionamento mitigando riscos de reduzindo custos.
  • Strategic Sourcing
    • É um processo sistemático baseado em fatos para otimização da base de fornecimento da empresa e melhora de sua proposta de valor global
  • Matriz Kralgic
    • A matriz de Kraljic, desenvolvida por Peter Kraljic, proporciona uma visão estratégica de compras, diferenciando os produtos/serviços adquiridos ou categoria de compras em quatro classificações distintas:
      • Crítico (gargalo)
      • Estratégico
      • Não critico
      • Alavancável
  • KPI's
    • São dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e são utilizados para MEDIR O NEGÓCIO da organização, um PROCESSO ou TRABALHO
  • Percepção do Fornecedor
    • Como o Fornecedor enxerga seu papel no negócio dele?
    • O fornecedor enxerga o cliente como um estimulo a inovação de seus produtos/serviços?
    • O fornecedor vê o cliente como um propulsor de pesquisa e desenvolvimento?
    • Fornecedor cria possibilidades de novos negócios ao atender as necessidades de determinado cliente?
    • Uma vez feita a reflexão sobre essas questões é necessário avaliar o critério dentro da escala estabelecida uma construção da matriz de percepção
  • SLA em 7 passos
    • Traduzido como Acordo de Nível de Serviço, é um contrato entre a empresa e o fornecedor que detalha os produtos e/ou serviços que serão entregues e/ou prestados de forma mensurável e estabelece sanções quando o desempenho real do fornecedor estiver abaixo do acordado. SPM Supplier Performance Management é a medição e análise do desempenho do fornecedor dentro de parâmetros estabelecidos no SLA. Tem como objetivos:
      • Garantir suprimentos
      • Mitigar riscos operacionais
      • Promover redução de custos
      • Ajudar a construir relacionamentos
      • Desenvolver novas oportunidades de negócio
      • Melhor termos e condições financeiras
      • Gerar ações sustentáveis