Cursos
Gestão de Fornecedores
9h | Apresentar o desenvolvimento de indicadores para medição de performance
OBJETIVO
Apresentar e discutir os processos envolvidos na Gestão de Fornecedores, como o desenvolvimento de indicadores para medição de performance, o estabelecimento de SLA´s e desenvolvimento de parcerias com fornecedores estratégicos, alavancáveis, críticos.
CONTEÚDO
- SRM ( Supplier Relationship Management)
- Metodologia com o principal objetivo de tornar mais eficazes os processos e relacionamento entre empresa e seus fornecedores através da otimização de processos, agregando valor a organização. Na pratica, tem como objetivo de aproximar as relações com os fornecedores para fortalecer o relacionamento mitigando riscos de reduzindo custos.
- Strategic Sourcing
- É um processo sistemático baseado em fatos para otimização da base de fornecimento da empresa e melhora de sua proposta de valor global
- Matriz Kralgic
- A matriz de Kraljic, desenvolvida por Peter Kraljic, proporciona uma visão estratégica de compras, diferenciando os produtos/serviços adquiridos ou categoria de compras em quatro classificações distintas:
- Crítico (gargalo)
- Estratégico
- Não critico
- Alavancável
- A matriz de Kraljic, desenvolvida por Peter Kraljic, proporciona uma visão estratégica de compras, diferenciando os produtos/serviços adquiridos ou categoria de compras em quatro classificações distintas:
- KPI's
- São dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e são utilizados para MEDIR O NEGÓCIO da organização, um PROCESSO ou TRABALHO
- Percepção do Fornecedor
- Como o Fornecedor enxerga seu papel no negócio dele?
- O fornecedor enxerga o cliente como um estimulo a inovação de seus produtos/serviços?
- O fornecedor vê o cliente como um propulsor de pesquisa e desenvolvimento?
- Fornecedor cria possibilidades de novos negócios ao atender as necessidades de determinado cliente?
- Uma vez feita a reflexão sobre essas questões é necessário avaliar o critério dentro da escala estabelecida uma construção da matriz de percepção
- SLA em 7 passos
- Traduzido como Acordo de Nível de Serviço, é um contrato entre a empresa e o fornecedor que detalha os produtos e/ou serviços que serão entregues e/ou prestados de forma mensurável e estabelece sanções quando o desempenho real do fornecedor estiver abaixo do acordado. SPM Supplier Performance Management é a medição e análise do desempenho do fornecedor dentro de parâmetros estabelecidos no SLA. Tem como objetivos:
- Garantir suprimentos
- Mitigar riscos operacionais
- Promover redução de custos
- Ajudar a construir relacionamentos
- Desenvolver novas oportunidades de negócio
- Melhor termos e condições financeiras
- Gerar ações sustentáveis
- Traduzido como Acordo de Nível de Serviço, é um contrato entre a empresa e o fornecedor que detalha os produtos e/ou serviços que serão entregues e/ou prestados de forma mensurável e estabelece sanções quando o desempenho real do fornecedor estiver abaixo do acordado. SPM Supplier Performance Management é a medição e análise do desempenho do fornecedor dentro de parâmetros estabelecidos no SLA. Tem como objetivos: