Blog

A coach Aline de França, professora na Haos Treinamentos, fala sobre os novos testes de autoconhecimento que ajudam jovens a encontrar a direção certa na carreira

Está perdido com as mudanças rápidas do mercado de trabalho?

A coach Aline de França, professora na Haos Treinamentos, fala sobre os novos testes de autoconhecimento que ajudam jovens a encontrar a direção certa na carreira

Para um jovem escolher a profissão que exercerá daqui alguns anos pode parecer tarefa impossível, sobretudo diante das rápidas mudanças do mundo atual. 

Segundo a psicóloga e coach de carreira Aline de França, no entanto, a orientação vocacional se tornou ainda mais assertiva com as novas ferramentas de autoconhecimento que o mercado e a tecnologia oferecem. 

Para fazer orientação vocacional hoje, existem diversas ferramentas de autoconhecimento. Começamos com perguntas, dinâmicas e testes de perfil psicológico. Depois, o coach pode fazer uma escuta atenta para ajudar o candidato a distinguir o que é apenas uma expectativa do que é sua verdadeira vocação. 

“Quanto mais a pessoa conhece sua personalidade, seus pontos fortes, mais chances ela tem de realizar uma escolha assertiva” diz Aline. 

Há pessoas que seguem o mesmo segmento profissional a vida toda, porém, é importante que os profissionais se abram para fazer novas descobertas dentro de sua área de atuação, a partir das exigências de mercado. O mundo profissional muda constantemente, as profissões estão se reinventando, por isso a orientação vocacional é tão importante hoje e potencializa o autodesenvolvimento e autoconhecimento. 

Existem casos de pessoas que mudam de área de atuação na vida adulta, o que é muito comum. Neste caso, a orientação vocacional também faz toda a diferença. “Dá para escolher ganhar dinheiro fazendo o que gosta”, garante a coach Aline de França.