Rua Euclides Miragaia, 660, sala 75 e 76 • Centro • São José dos Campos • SP

PACOTE OFFICE

73h

Organize em pouco tempo, com precisão e praticidade utilizando planilhas.

Excel Básico:
Introdução ao Excel (tela excel e componentes);
Botão backspace e Página Inicial;
Formatação;
Operadores e funções;
Referência relativa e absoluta;
Congelar painéis, visualização de dados;
Conceito e introdução de funções e fórmulas (soma, máximo, mínimo, média e se);
Impressão de planilhas, margens personalizadas, cabeçalho e rodapé;
Filtrando, classificando e subtotal;
Gráficos e seus elementos;
Funções texto (concatenar, arrumar, maiúscula, pri.maiúscula, esquerda, direita, ext.texto, substituir, localizar...);
Texto para colunas;
Proteger Planilha;
Exercícios práticos.

Excel Intermediário:
Trabalhando com gráficos e mini gráficos;
Trabalhando com tabela;
Remover duplicatas;
Critérios;
Funções matemáticas (soma, ult, somarproduto, somase, somases...);
Funções estatísticas (ordem.eq, cont.valores, contar.vazio, cont.núm, cont.se, cont.ses, médiase, médiases...);
Funções lógicas (se, seerro, e, ou...);
Funções data e hora (hoje, dia, mês, ano, dia.da.semana, data...);
Funções pesquisa e referência (procv, proch...);
Auditoria de fórmulas (rastrear precedentes, dependentes, rastrear erros);
Verificação ortográfica;
Formatação Condicional;
Validação de Dados;
Importação de dados;
Capturando imagens;
Hiperlink;
Exercícios Práticos.

Excel Avançado:
Funções pesquisa e referência avançado (Índice, Corresp, menor, lin, SE, função matricial);
Filtro avançado;
Suplemento (Solver);
KPI's e dashboard: (termômetro, velocímetro);
Tabela dinâmica e gráfico dinâmico;
Teste de hipóteses e análise de dados;
Cenários;
Tabela de dados;
Atingir meta;
Introdução macro e VBA (visual basic editor): Formulários, mensagem box, código de som, variáveis, criar banco de dados;
Exercícios práticos.

Word:
Introdução ao Microsoft Word;
Formatação e Edição de Texto;
Criação de tabelas;
Inserindo Objetos;
Criando Listas;
Documento Mestre;
Tabulação;
Sumário;
Impressão;
Formatações mais requisitadas (ABNT - currículos - etiquetas - envelopes e cartões de visita)

Power Point:
Indorução ao Power Point;
Formatação Slides;
Inserindo background;
Inserindo Texto;
Word Art;
Inserindo imagens;
Formatando imagens;
Duplicando Slides;
Inserindo efeitos;
Dominando transições;
Inserindo vídeos;
Inserindo música;
Exercícios práticos;
Apresentação em nível avançado.

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PRÁTICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

15h

Preparar o aluno para realizar um processo seletivo completo, desde a abertura até o fechamento da vaga.

MÓDULO 1
- Cursos de formação
- Recrutamento Interno e Externo
- Abertura da vaga na empresa
- Consulta à CBO
- Divulgação da vaga
MÓDULO 2
- Recrutamento dos currículos
- Avaliação dos currículos
- Recrutamento para entrevista
- Aplicação de teste
MÓDULO 3
- Práticas de entrevista
- Perfil comportamental para cada vaga
MÓDULO 4
- Dinâmica de grupo
- Parecer de entrevista
- Retornos negativos e positivos
- Comunicação com o candidato
MÓDULO 5
- Estagiário (legislação)
- Menor aprendiz
- Avaliação final

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MICROSOFT WORD

12h

Produza textos como relatórios ou ideias de projetospara a sua empresa.

Objetivo
Produzir textos como relatórios ou idéias de projetos para a sua empresa. Além mdisso, esse recurso permite a edição e correção dos seus textos, podendo usar suas fontes de pesquisa integradas ao programa. Com os ensinamentos da HAOS Treinamentos sobre o Microsoft Word, você poderá escrever ótimos textos para seus funcionários e manter o fluxo de informações e atualizações ativo!

Pré-requisitos
Conhecimento do ambiente Windows.

Público
Profissionais que trabalham com produção de textos, relatórios, etc.

Conteúdo Programático

- Introdução
- Iniciando o Word
- Abrindo, salvando e fechando o arquivo
- Cursor de Edição
- Selecionando o texto
- Formatação: Alinhamento e Espaçamento
- Formatação: negrito, itálico e sublinhado
- Formatação: Tipo, cor, tamanho e fonte
- Tabulações do Parágrafo
- Ortografia e Gramática
- Copiar, colar, recortar e formatar pincel
- Desfazendo e refazendo ações
- Quebra de página
- + Enter
- Inserindo Folha de Rosto, tabela, Clip-art, imagem e colunas no texto
- Formatando figuras
- Cabeçalho e Rodapé
- Marcadores e numeração
- Plano de Fundo
- Inserindo Símbolos, formas prontas e WordArt
- Localizar e Substituir
- Imprimindo documentos
- Organizar janelas
- Abrir, editar e salvar em PDF

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CARGOS E SALÁRIOS

20h

Atendas às rápidas mudanças do mercado de trabalho através de conhecimentos práticos e de qualidade.

- Análise de diagnóstico empresarial;
- Comunicação aos empregados;
- Instalação de comitê executivo;
- Descrição e classificação dos cargos;
- Mapeamento de competências;
- Graduação de competências por pontos;
- Pesquisa salarial;
- Construção de tabela salarial;
- Implantação de avaliação de desempenho;
- Planejamento e integração plano de carreiras;
- Construção da política salarial.

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MICROSOFT EXCEL 

52h

Organize em pouco tempo, com precisão e praticidade utilizando planilhas.

Excel Básico (Carga horária: 14 horas):
Introdução ao Excel (tela excel e componentes);
Botão backspace e Página Inicial;
Formatação;
Operadores e funções;
Referência relativa e absoluta;
Congelar painéis, visualização de dados;
Conceito e introdução de funções e fórmulas (soma, máximo, mínimo, média e se);
Impressão de planilhas, margens personalizadas, cabeçalho e rodapé;
Filtrando, classificando e subtotal;
Gráficos e seus elementos;
Funções texto (concatenar, arrumar, maiúscula, pri.maiúscula, esquerda, direita, ext.texto, substituir, localizar...);
Texto para colunas;
Proteger Planilha;
Exercícios práticos.

Excel Intermediário (Carga horária: 17 horas):
Trabalhando com gráficos e mini gráficos;
Trabalhando com tabela;
Remover duplicatas;
Critérios;
Funções matemáticas (soma, ult, somarproduto, somase, somases...);
Funções estatísticas (ordem.eq, cont.valores, contar.vazio, cont.núm, cont.se, cont.ses, médiase, médiases...);
Funções lógicas (se, seerro, e, ou...);
Funções data e hora (hoje, dia, mês, ano, dia.da.semana, data...);
Funções pesquisa e referência (procv, proch...);
Auditoria de fórmulas (rastrear precedentes, dependentes, rastrear erros);
Verificação ortográfica;
Formatação Condicional;
Validação de Dados;
Importação de dados;
Capturando imagens;
Hiperlink;
Exercícios Práticos.

Excel Avançado (Carga horária: 21 horas):
Funções pesquisa e referência avançado (Índice, Corresp, menor, lin, SE, função matricial);
Filtro avançado;
Suplemento (Solver);
KPI's e dashboard: (termômetro, velocímetro);
Tabela dinâmica e gráfico dinâmico;
Teste de hipóteses e análise de dados;
Cenários;
Tabela de dados;
Atingir meta;
Introdução macro e VBA (visual basic editor): Formulários, mensagem box, código de som, variáveis, criar banco de dados;
Exercícios práticos.

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CÁLCULOS TRABALHISTAS

15h

Aplicação da legislação trabalhista nos procedimentos de cálculos sobre folha de pagamento e rescisões contratuais

Cálculos Trabalhista (Carga horária: 15 horas):

- Folha de Pagamento
- Fechamento da Folha de Pagamento x Controle de Ponto
- Recibo de Pagamento
- Verbas Salariais - Parcelas Integrantes do Salário - Remuneração
- Adicional de insalubridade
- Adicional de Periculosidade
- Adicional de Transferência
- Jornada de Trabalho
- Acordo de Compensação
- Horas Extras
- Minutos de Tolerância
- Descanso Semanal Remunerado – DSR
- Trabalho noturno
- Férias – Remuneração e Cálculo para Pagamento
- Décimo Terceiro Salário
- Salário Família – pagamento e compensação
- Rescisão do Contrato de Trabalho – Cálculos

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ANALISTA DE DEP. PESSOAL

36h

Aprenda a elaborar a folha de pagamento com a precisão necessária.

Introdução à legislação trabalhista

- Explicações sobre o conceito de leis, decretos, súmulas, jurisprudências, convenções coletivas;
- A Reforma Trabalhista e seus impactos nos contratos de trabalho (Lei 13.467/2017);
- Configuração do vínculo empregatício e a diferença do empregado para as demais formas de prestação de serviços;
- Conceito de trabalhador autônomo, terceirizado e temporário;
- Convenção coletiva de trabalho e acordo coletivo.

Audiências trabalhistas

Conceitos sobre: Vara do Trabalho, TRT e TST;
- Contrato de trabalho: Prazo determinado, indeterminado e experiência;
- Processo de admissão de funcionários - Informações prestadas ao eSocial;
- Contratação de estagiários, menores aprendizes e deficientes.

Direitos e Deveres

Processo de contratação novos colaboradores;
- Acompanhar e controlar a entrega de benefícios legais e espontâneos concedidos pela organização;
- Processo Legal de Salário, Remuneração e Descontos;
- Processo de Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias Anuais;
- Limites legais entre jornadas, prorrogação, compensação, tolerâncias, banco de horas, sobre aviso, escalas, descanso semanal remunerado, descanso intrajornada, etc) - Analise conforme a Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista)
- Trabalho Noturno - Cálculo do adicional noturno e da hora noturna reduzida
- Salário Família - Enquadramento e cálculo
- Tabela de incidências trabalhistas (INSS, IR e FGTS)
- Cálculo de horas extras e DSR
- Cálculo de horas extras compostas - Pagamento cumulativo de adicionais e horas extras (hora extra noturna, hora extra insalubre, hora extra periculosa, hora extra noturna para quem recebe periculosidade ou insalubridade, etc)
- Cálculo de atrasos, faltas e DSR
- Cálculo do adicional de insalubridade e periculosidade
- Cálculo do INSS
- Cálculo do Imposto de Renda
- Cálculo do FGTS
- Montagem da Folha de Pagamento
- Cálculo da Folha de Pagamento
- 13° salário – Cálculo e orientações
- Férias – Princípios e regras a serem observadas
- Períodos de férias: Aquisitivo, concessivo e de gozo
- Divisão das férias - Novas regras
- Férias coletivas - Principais orientações
- Cálculo básico de férias e do terço constitucional
- Abono pecuniário - Cálculo e orientações
- Atestados médicos - Atestados intercalados, CID - Código Internacional de Doenças, lançamento das informações no eSocial e demais orientações
- Auxílio doença comum e acidentário
- Acidente de trabalho e doenças ocupacionais
- CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho
- Estabilidade provisória decorrente de acidente no trabalho
- Auxilio doença comum (doenças não relacionadas ao trabalho) - Procedimentos de afastamento, carência, qualidade de segurado, requerimento, prorrogação, orientações e impacto no contrato de trabalho
- Limbo Previdenciário - Quando o empregado é afastado por mais de 15 dias pelo médico assistencial, mas o INSS não reconhece a incapacidade laborativa
- Licença Maternidade e Salário Maternidade
- Estabilidade da gestante
- Rescisão do Contrato de trabalho - Aviso prévio indenizado, aviso prévio trabalhado, pedido de demissão, término do contrato de trabalho a prazo determinado, término antecipado (artigos 479 e 480 da CLT), rescisão por justa causa, rescisão indireta e rescisão por acordo entre as partes (conforme previsto na Reforma Trabalhista)
- Aviso Prévio - Regras e procedimentos a serem observados
- Lei 12.506/2011 – Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço
- Tributação de INSS e IR sobre as verbas rescisórias (cálculo e orientações)
- Prazo para pagamento da rescisão, conforme nova regra
- Integração de variáveis nos direitos trabalhistas (férias, 13º salário e aviso prévio indenizado)
- Cálculo da projeção do aviso prévio indenizado e impactos nas verbas rescisórias
- Cálculo de encargos sobre a rescisão contratual (INSS e IRRF)
- Cálculo de médias sobre 13º salário (médias de horas extras, comissões, insalubridade, periculosidade, etc)
- Cálculo de médias sobre férias (médias de horas extras, comissões, insalubridade, periculosidade, etc)
- Cálculo de médias sobre o abono pecuniário (médias de horas extras, comissões, insalubridade, periculosidade, etc)
- Cálculo de médias sobre as verbas rescisórias - Aviso prévio indenizado, 13º salário proporcional, 13º salário indenizado, férias proporcionais, férias vencidas e férias sobre o aviso prévio indenizado (médias de horas extras, comissões, insalubridade, periculosidade, etc)
- Cálculo da rescisão contratual – principais motivos e com aviso prévio trabalhado e indenizado
- Multa rescisória do FGTS
- Cálculo e conferência da GRRF - Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS
- Seguro Desemprego, direitos, prazos, valores, etc.

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POWER POINT

12h

Crie apresentações incríveis, de fácil entendimento, chamativas e criativas.

Introdução ao Power Point;
Formatando slides;
Inserindo background;
Inserindo texto;
Word Art;
Inserindo imagens;
Formatando imagens;
Duplicando slides;
Inserindo efeitos;
Dominando transições;
Inserindo vídeos;
Inserindo música;
Exercícios práticos;
Apresentações em nível avançado.

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VBA Excel - Visual Basic for Application

52h

Melhore ainda mais suas planilhas com essa linguagem de programação.

VBA BÁSICO (14 horas - 4 dias)

Lógica de Programação
Sequência lógica (passos lógicos);
Definição de algoritmos;
Construindo algoritmos do dia-a-dia;
Representando um algoritmo gratificante.

Macros
Aprendendo a habilitar os recursos de desenvolvimento do Excel;
Conhecendo os tipos de arquivos que permitem a execução de Macros e aplicações em VBA;
Segurança de Macros;
Criando uma localização confiável para os arquivos com Macro;
Gravando a primeira Macro;
Preenchendo a caixa de diálogo "Gravar Macro";
Registrando os comandos de Macros Normais;
Registrando os comandos de Macros Relativas;
Executando a Macro:
 - Utilizando atalho na faixa de opções do Excel;
 - Utilizando atalho na faixa de acesso rápido;
 - Utilizando um controle (Botão).

VBA INTERMEDIÁRIO (17,5 horas - 5 dias)

Executando os primeiros comandos no VBA do Excel
Project Explorer;
Janela de Propriedades;
Comandos:
 - Selecionar (Select);
 - Pastas de trabalho (Workbooks);
 - Pasta de trabalho ativa (ActiveWorkbook);
 - Planilhas (Sheets);
 - Planilha ativa (ActiveSheet);
 - Intervalo (Range);
 - Células (Cells);
 - Célula Ativa (ActiveCell);
 - Deslocar (Offset).

Conhecendo os controles do VBA Excel
Caixas de entrada (InputBox);
Caixas de mensagem (MsgBox);
Formulários (UserForm);
Controles (Controls);
Rótulo (Label);
Caixa de combinação (ComboBox);
Caixa de listagem (ListBox);
Caixa de seleção (CheckBox);
Botão de opção (OptionButton);
Botão de ativação (ToggleButton);
Quadro (Frame);
Botão de comando (CommandButton);
Tabstrip;
Multi-página (MultiPage);
Barra de rolagem (ScrollBar);
Botão de rotação (SpinButton);
Imagem (Image);
Caixa de texto (TextBox).

Variáveis, constantes, operadores e expressões variáveis
Os tipos mais comuns de variáveis;
Declaração de variáveis;
Como utilizar as variáveis;
Constantes:
 - Conceito de constantes e como utilizá-las.
Entendendo os tipos de operadores:
 - Operador de atribuição;
 - Operadores aritméticos;
 - Operadores comparativos;
 - Operadores lógicos.
Prioridade de operador (Precedência de operador).

Funções
Definição e diferenças entre Sub e Function;
Criando funções no VBA;
Utilizando funções criadas no Excel;
Utilizando funções criadas no VBA.

VBA AVANÇADO (21 horas - 6 dias)

Estruturas de decisão
Definição de estruturas de decisão;
If... Elself... Else... End if;
Select Case... End Select.

Estruturas de repetição
Conhecendo os comandos mais usados;
For_Next (Para cada condição verdadeira, faça...);
While_Wend, Do While_Loop e Do Loop_While;
Do Until_Loop e Do Loop Until;
Preenchimento automático de células.

Programando formulários e controles
Eventos de formulários e controles;
Programação de formulários e controles.

Tratamento de erros e proteção do projeto VBA
Erros de compilação;
Erros em tempo de execução;
Tratamento de erros: On Erros_GoTo;
Proteção do projeto em VBA.

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PREZI

9h

Aprenda a surpreender com apresentações dinâmicas e muitas dicas de marketing.

Inove com o Prezi;
Modelos;
Trilhas;
Inserção de mídia;
Apresentação dinâmica - mais tempo e qualidade;
O diferencial;
Segredos do marketing;
Compartilhando o Prezi.

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HP 12C E MATEMÁTICA FINANCEIRA

9h

Entenda e calcule a matemática financeira de um jeito bem rápido.

Apresentação da HP 12C:
O que é uma HP 12C;
Como funciona uma HP 12C;
O porquê aprender a utilizar uma HP 12C.

Principais funções da HP 12C:
Ligando e desligando a calculadora;
O teclado;
Separando dígitos;
Introduzindo números;
Cálculos aritméticos simples;
Casas decimais;
Limpando registros e históricos;
Troca de sinais.

Funções de porcentagem:
Porcentagem simples;
Variação percentual;
Percentual sobre o total.

Funções de calendário:
Configurando D.MY;
Data futura;
Data passada;
Variação de dias entre datas.

Memórias da HP 12C:
Armazenando valores;
Recuperando valores armazenados;
Resolvendo uma operação de potencialização na HP 12C.

Taxa de juros:
Conhecendo o teclado financeiro da HP 12C;
Capitalização simples ou linear;
Cálculo de capital;
Cálculo de taxa;
Cálculo de prazo;
Montante;
Valor presente;
Capitalização composta ou exponencial;
Cálculo de valor presente;
Cálculo de valor futuro;
Cálculo de parcela;
Taxas equivalentes;
Fórmula de taxa equivalente;
Prestação antecipada e potenciada;
Taxa interna de retorno (TIR);
Valor presente líquido.

Taxas:
Taxa nominal;
Taxa real.

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NEGOCIAÇÕES ESTRATÉGICAS

8h

Aprenda a negociar com técnicas, analisar cada situação e decidir a melhor forma de agir.

A importância de negociar;
Características do negociador;
Talento x Técnica;
Tipos de negociação;
Planejando uma negociação;
Etapas da negociação;
Estágio preliminar;
Abertura;
Exploração;
Fechamento;
Reconstrução;
Superando o "não";
Técnicas de negociação;
Dinâmicas em grupo.

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INICIAÇÃO PARA TRADERS

18h

Aprenda na prática a utilizar todas as ferramentas necessárias no mercado de ações.

Módulo 1 - Análise Gráfica
Introdução a análise técnica gráfica;
Tipos de gráficos;
Topos e fundos;
Suporte e resistência;
Linhas de tendência;
Médias móveis;
Candlesticks;
Fibonnacci;
Indicadores técnicos;
Gerenciamento de risco;
Psicologia do trader;
Estratégias operacionais.

Módulo 2 - Análise de Fluxo Tape Reading
Configuração das Ferramentas na plataforma XPRO;
Book de Ofertas;
Book Trade;
Volume no Preço;
Histórico de Negócios;
Saldo de Negócios;
XP Turbo;
Histórico de Ordens;
Conceitos de Agressão e Absorção;
Lote Escondido;
Price Action;
Estratégias operacionais.

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MS PROJECT 2016

12h

Gerencie projetos planejando, programando e representando graficamente as informações.

Fundamentos da Gerência de Projetos:
O que é um projeto? O que é Gerenciamento de Projetos?
Os fatores gerenciáveis no MS Project;
Áreas de conhecimento em gestão de projetos na visão PMI;
Etapas essenciais no planejamento de projetos.

Informações iniciais:
Calendário do projeto;
Informações do projeto.

Planejamento do escopo do projeto:
Construindo a estrutura analítica do projeto (EAP);
Incluino tarefas e marcos;
Cronograma.

Planejamento de recursos:
Definição dos recursos;
Alocando recursos às tarefas.

Planejamento do tempo:
Definição da duração das tarefas;
Definição de vínculos entre tarefas;
Análise do caminho crítico;
Resolução de superalocações.

Planejamento de custos:
Atribuição de custos.

Personalização:
Personalizar a visualização do cronograma;
Imprimir visões.

Execução e controle:
Linha de base;
Atualizar projeto;
Analisar o andamento do cronograma;
Imprimir relatórios.

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E-SOCIAL

30h

Aprenda sobre a nova era nas relações entre empregadores, empregados e governo.

O eSocial como Banco de Dados da Fiscalização;

Notificações e Multas relacionadas ao eSocial e às áreas envolvidas;

Alertas sobre o riscos trabalhistas, fiscais e previdenciários;

Checklist de Implantação e Manutenção do eSocial;

Cada Fase do eSocial e como lidar com as novas mudanças;

Como identificar erros no Sistema e Corrigir;

Tabelas de rubricas, e classificação tributárias e as mudanças para o EFDReinf;

Como fazer o Mapeamento de Processos nos setores envolvidos;

Quais as áreas envolvidas e como criar uma Equipe de Implantação e Manutenção;

Folha de Pagamento para o eSocial e para o EDReinf;Emissão da DARF pelo DCTFWEB

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ACCESS BI - 2016

80h

Organize e acelere o trabalho de uma equipe através dos seus próprios recursos.

Access 2016 - Módulo I (Básico)
Carga horária: 40 horas

Introdução ao Access
Conceitos básicos: Bancos de dados; Objetos de um banco de dados (Tabelas, Registros, Campos, Formulários, Relatórios, Consultas, Macros, Módulos); Relacionamentos.Requisitos básicos de sistema e hardware.Iniciando o Access: Criando um banco de dados (Criando um banco de dados da Web, Criando um banco de dados a partir de um modelo, Criando um banco de dados a partir de um modelo do Office.com); Abrindo um banco de dados.Interface: Faixa de Opções (Guias de comandos, Guias de comandos contextuais, Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, Galerias, Botão de Ajuda, Novidade do Access 2016 - Barra Diga-me o que você deseja fazer); Guia Arquivo; Painel de Navegação; Documentos com guias; Barra de Título; Barra de Status.

Trabalhando com tabelas
Criação de tabelas: Criando uma tabela no modo Folha de Dados. Inserindo campos em uma tabela: Nome do campo. Tipos de dados: Como utilizar o tipo de dado de pesquisa (Dados obtidos por meio de uma consulta ou tabela, Dados obtidos por meio de digitação); Descrição; Propriedades dos campos (Propriedade Tamanho do campo, Propriedade Formato, Propriedade Alinhamento do texto, Propriedade Acrescentar Somente, Propriedade Mostrar Selecionador de Data, Propriedade Máscara de Entrada, Propriedade Legenda, Propriedade Valor padrão, Propriedade Regra de validação, Propriedade Texto de validação, Propriedade Requerido, Propriedade Permitir comprimento zero, Propriedade Indexado, Propriedade Exibir controle). Registros: Visualizando dados da tabela; Inserindo registros; Alterando registros; Excluindo registros; Barra de navegação; Classificando registros; Localizando registros; Aplicando filtros.

Relacionamentos
Chave primária. Chave estrangeira. Tipos de relacionamento: Relacionamento de um para um; Relacionamento de um para muitos; Relacionamento de muitos para muitos. Definição de relacionamentos. Integridade referencial. Tipos de junção. Impressão dos relacionamentos.

Consultas de seleção
Criando uma consulta. Criando consulta no Modo Design: Incluindo campos; Excluindo campos; Movimentando campos; Ocultando campos; Classificando um ou mais campos; Exibindo dados da consulta; Salvando a consulta. Trabalhando com consultas no Modo Design. Critérios em consultas. Expressões em consultas: Operadores matemáticos; Operadores de concatenação; Operadores de comparação; Operadores lógicos; Criando expressões (Caracteres Curinga, Exemplos de expressões); Consultas com Agrupamento; Construtor de expressões (Utilizando o Construtor de expressões); Utilizando funções em consultas (Funções de Data, Função de Fluxo de Programa, Funções de Texto); Consultas de parâmetros.

Consultas de ação
Consultas de atualização.Consultas de criação de tabela.Consultas de acréscimo.Consultas de exclusão.

Consultas especiais
Consulta de Referência Cruzada.

Importação, vinculação e exportação
Formato dos dados. Vinculação e importação de dados. Gerenciando tabelas vinculadas. Exportando dados. Trocando informações entre aplicativos do Office: Importação de dados do Access; Mesclando dados do Microsoft Word; Exportando dados para o Excel; Importação/Exportação de dados do Excel.

Formulários
Criando formulários com o assistente. Modos de exibição: Modo Formulário; Modo de Exibição de Layout; Modo Design. Seções.Utilizando temas no formulário. Controles: Manipulando controles (Criando um controle, Excluindo um controle, Selecionando um único controle, Selecionando múltiplos controles, Redimensionando controles, Alinhando controles, Movimentando controles, Modificando a aparência do controle, Agrupando controles, Desagrupando controles, Alterando a ordem de tabulação dos controles); Rótulos; Caixas de texto; Grupo de Opções; Caixas de combinação (Criando uma caixa de combinação através do assistente); Botões de comando (Criando um botão de comando através do assistente); Guias (Adicionando guias, Alterando as legendas exibidas nas guias, Inserindo controles na página de guia, Movendo controles existentes para uma página de guia, Arrastando campos do painel de tarefas Lista de Campos para uma página da guia, Reordenando as páginas da guia, Renomeando uma página da guia, Excluindo uma página da guia); Inserindo imagens e objetos; Inserindo figura no Modo Design do formulário).Criando formulários com subformulários. Folha de Propriedades: Propriedades do formulário; Propriedades dos controles Caixa de Texto, Caixa de Combinação e Caixa de Listagem.

Relatórios
Seções do relatório. Criando relatórios: Criando relatório por meio do Assistente de Relatório (sem níveis de grupo); Criando relatório por meio do Assistente de Relatório (com níveis de grupo) (Complementando definições de agrupamento). Personalizando relatórios. Campos calculados em relatórios. Relatório de etiquetas de endereçamento: Propriedades de relatórios.

Eventos e macros
O que são eventos: Lista dos eventos mais utilizados. O que são macros: Criando macros; Criando macros a partir de um formulário ou relatório; Associando macros a um evento de formulário ou relatório; Executando macros; Executando macros passo a passo. Criando macro com submacros. Macros AutoExec. Ações de macro comuns: AbrirConsulta; AbrirFormulário; AbrirRelatório; AplicarFiltro; MostrarTodosRegistros; CaixadeMensagem; CancelarEvento; MaximizarJanela; MinimizarJanela.Lista completa de macros.

Inicialização do sistema
Definindo as opções de inicialização: Seção Opções do Aplicativo; Seção Navegação; Seção Opções da Barra de Ferramentas e Faixa de Opções; Seção Opções de AutoCorreção de Nomes; Seção Opções de filtrar pesquisa para o banco de dados atual.

Access 2016 - Módulo II (Intermediário)
Carga horária: 20 horas

Consultas
Consultas SQL em Access. Scripts em SQL: Operadores lógicos: AND ou OR; Operadores para facilitar o script da consulta. Consultas União. Subconsultas. Consultas Definição de dados. Consultas Passagem.

Programação
Programa. Linguagem:  Principais   linguagens   de   programação. Visual  Basic   e   VBA. Macros e    VBA: Procedimentos; Conversão de macros em VBA. Módulos: Módulo padrão; Módulo de classe; Sintaxe do Access VBA. Regras de nomenclatura do Visual Basic. Ambiente IDE: Principais janelas do IDE; Menu Depurar. Operadores.

Variáveis e constantes
Variáveis: Nome; Natureza; Tipos de variáveis; String; Date; Double; Integer; Currency; Object.

Funções internas e funções de usuário
Funções de comunicação: Função InputBox; Função MsgBox. Funções de domínio agregado. Funções de conversão de tipos. Funções de verificação. Funções de texto: Função Left; Função Right; Função Len; Função Str; Funções LTrim, RTrim e Trim.Funções de data: Função Now; Função Date;

Programação por eventos
Estrutura do Access VBA.Eventos.Propriedades: Formulários e relatórios.Métodos: Métodos associados aos formulários; Método associado a relatórios; Métodos associados à coleção DoCmd.

Recursos adicionais
Divisão de banco de dados. Senha do arquivo e criptografia. Arquivos somente para execução. Extensões de arquivo. Especificações do Access: Bancos de dados - Gerais; Bancos de dados - Tabela; Bancos de dados - Consulta; Bancos de dados - Formulário e relatório; Bancos de dados - Macro; Projetos - Formulário e relatório.

Access 2016 - Módulo III
Carga horária: 20 horas

Consultas
Consultas SQL em Access. Scripts em SQL: Operadores lógicos: AND ou OR; Operadores para facilitar o script da consulta. Consultas Acrescentar, Atualizar, Excluir Subconsultas, Consultas Passagem.

Programação
Programa Linguagem:   Principais   linguagens   de   programação. Visual  Basic e VBA.Macros e VBA: Procedimentos; Conversão de macros em VBA. Módulos: Módulo padrão; Módulo de classe; Sintaxe do Access VBA. Regras de nomenclatura do Visual Basic. Ambiente IDE: Principais janelas do IDE; Menu Depurar. Operadores.

Estruturas de controle
Estruturas de controle - Decisão: Lógica booleana; Instrução IF; Instrução SELECT. Estruturas de controle Repetição: Instrução DO...LOOP; Instrução FOR...NEXT; Instrução FOR EACH...NEXT; Instrução WITH, END WITH.

Funções internas e funções de usuário
Funções de comunicação: Função InputBox; Função MsgBox. Funções de domínio agregado. Funções de conversão de tipos. Funções de verificação. Funções de texto: Função Day; Função Month; Função Year; Função Weekday; Função WeekdayName. Funções de hora: Função Time; Função Minute; Função Hour; Função Timer; Função DateDiff. Função Replace; Função Formatar; Função FormatDateTime. Função Nz; Função Compr; Função Shell; Função FileLen; Função Format; Funções Int; Função SuprEspaço(Trim).

Programação por eventos
Estrutura do Access VBA.Eventos. Propriedades: Formulários e relatórios. Métodos: Métodos associados aos formulários; Método associado a relatórios; Métodos associados à coleção DoCmd.

Técnicas DAO
Técnicas de acesso a banco de dados. DAO e ODBC: Conexão DAO; Objeto Field; Métodos de navegação; Métodos de procura; Edição de dados.

Recursos adicionais
Divisão de banco de dados. Senha do arquivo e criptografia. Arquivos somente para execução. Extensões de arquivo. Especificações do Access: Bancos de dados - Gerais; Bancos de dados - Tabela; Bancos de dados - Consulta; Bancos de dados - Formulário e relatório; Bancos de dados - Macro; Projetos - Formulário e relatório; Projetos - Macro. Atalhos na programação. O que mudou nessa nova versão do Access.

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POWER BI

36h

Aprenda técnicas e práticas para criar Painéis de Indicadores (Dashboards) de alto nível.

Objetivo
Aprender técnicas e práticas para criar Painéis de indicadores (Dashboards) de alto nível em Power BI, a partir da importação, tratamento e análise de bases de dados.

Pré-requisitos
Não há pré-requisito para realizar este curso, é desejável que o aluno tenha conhecimento básico em Sistema Operacional (Windows) e noções de Lógica de Programação.
Público Profissionais e estudantes interessados ou que trabalham na criação, análise e monitoramento de Indicadores de Desempenho (KPIs), relatórios, bases de dados e que buscam aperfeiçoar, ou aprender, técnicas de criação de relatórios e painéis de análise de indicadores.


Conteúdo Programático

 Introdução


· Introdução a Data Analysis;
· Introdução a Business Intelligence;
· Introdução a Visualisação de dados.
· Visão geral do self-service BI
· Análise de tendências em BI
· O processo de data analysis no Power BI.
· Utilização das principais visualizações no Power BI.
· Por que utilizar o self-service BI?
· Entendendo as opções de uso do Power BI com outros programas.

Conhecendo O Power BI

· Conhecendo o Power BI service
· Criando painéis de indicadores no Power BI
· Conectando-se aos dados do Power BI
· Conhecendo os componentes do serviço do Power BI

Importação de dados para o Power BI

· Excel como fonte de dados para o Power BI
· Conhecendo o modelo de dados do Power BI
· Utilização de bancos de dados como fonte de dados para o Power BI
· Importação de arquivos do Excel para o Power BI
· Visualização de relatórios de arquivos do Excel

Tratamento de Dados

· Tipos e formas de consulta de dados através do Power BI
· Diferentes formas de moldagem de dados
· Diferentes formas de combinação de dados

Modelando e Aprimorando Dados

· Utilização de Data Analysis Expressions (DAX) para aprimorar o conjunto de dados
· Criação de colunas calculadas
· Criação de tabelas
· Criação de medidas calculadas
· Criação de relacionamentos entre tabelas de dados

Criação e gerenciamento de visualizações interativas de dados.


· Aplicação do Power BI em um caso prático
· Criando visualizações interativas de dados no Power BI

Opções de conectividade utilizando o Power BI.

· Serviços de nuvem (Cloud Services) do Power BI;
· Conectando Analysis services.
· Conectividade direta do desktop do Power BI
· Conectividade direta do serviço do Power BI

Conhecendo a API do desenvolvedor no Power BI.

· Conceito de Interfaces de Programação de Aplicações (APIs) aplicado ao Power BI;
· Utilizando a API do desenvolvedor
· Utilizando visuais personalizados

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ANALISTA CONTÁBIL

32h

Crie Plano de Contas entendendo e analisando configurações de Sistemas Contábeis.

Objetivo:

Apresentar conhecimentos conceituais e práticos da Contabilidade e Análise Contábil financeira de acordo com as Normas Internacionais emanadas pelo CPC e na Legislação Societária e Tributária.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Objetivos da Contabilidade – O que se procura com a contabilidade
  • Ramos Contábeis – Os diversos ramos de aplicação da contabilidade e seus objetivos diversos
  • Terminologia Contábil – Termos técnicos e sua aplicação no dia a dia contábil.
  • Princípios da Contabilidade – Os princípios contábeis e suas normas.
  • Fontes da Legislação Contábil – Fontes da legislação e as regras que os contabilistas devem seguir
  • Regimes Contábeis – Competência e Caixa
  • Ativo e Passivo – Conceitos e composição
  • Plano de Contas – Conceito e elaboração do manual
  • Lançamentos Contábeis – Conceito de Lançamento e formas de sua execução e os documentos hábeis
  • Conciliação dos lançamentos Contábeis – Conceito e composição do saldo contábil
  • Imobilizado – Tangível e Intangível
  • Depreciação e Amortização – Cálculo e aplicação
  • Folha de Pagamento – Conceitos e os impostos incidentes
  • Custo – Definição gerencial e contábil
  • Despesa – Definição gerencial e contábil
  • Estoque – Conceito e composição
    Apuração do Custo da mercadoria vendida – Conceito e fórmulas

    Módulo 2- Contabilização na Prática
  • Lançamentos iniciais
  • Aquisição de Imobilizado – Contabilização e controle
  • Aquisição de mercadoria - Contabilização de material para revenda
  • Aquisição de matéria prima – Contabilização de material para transformação
  • Aquisição de material de consumo – Contabilização e controle
  • Importação – Contabilização e controle do custo de importação
  • Venda de mercadorias – Conceito e contabilização da venda
  • Venda de serviços – Conceito e contabilização da venda
  • Venda de produtos – Conceito e contabilização da venda
  • Impostos e Tributos – Conceito
  • Impostos Cumulativos – Conceito e Contabilização
  • Impostos não Cumulativos – Conceito e Contabilização
  • Apuração dos impostos – Conceito e Contabilização
  • Recebimento de Vendas – Conceito e Contabilização
  • Pagamentos de Duplicatas – Conceito e Contabilização
  • Folha de Pagamento – Conceito, Cálculo e Contabilização
  • Controle de Estoque – Conceito
  • PEPS – Conceito e apuração
  • UEPS – Conceito e apuração
  • Custo Médio – Conceito e apuração
  • Custo da Mercadoria – Apuração e contabilização
  • IRPJ – Lucro Presumido – Conceito e apuração
  • IRPJ – Lucro Real – Conceito e Apuração

       Módulo 3 – Apurações Contábeis

  • Provisões da Folha de Pagamento – Conceito, apuração e contabilização
  • Correção da provisão – Estorno ou complemento
  • Imobilizado – Controle dos custos de aquisição
  • Teste de Impearment
  • Unidade Geradora de Caixa – Conceito e apuração
  • Depreciação – Controle do desgaste do bem e a vida útil
  • Ganhos e Perdas de Capital
  • Apuração do ajuste ao valor presente
  • Investimentos – Conceito e contabilização dos Investimentos
  • Empréstimos – Conceito dos juros e sua contabilização
  • Apuração do resultado do exercício – Encerramento do Exercício
  • Levantamento de Balanço de Redução, Suspensão
  • Apuração do IRPJ – LUCRO REAL – Adições e Exclusões
  • Comparação do Lucro Real x Lucro Presumido – Calculo IRPJ
  • Compensação dos Prejuízos

    Módulo 4- Estrutura e Apresentação das Demonstrações Contábeis
  • Estrutura do Balancete de Verificação
  • Estrutura do Balanço Patrimonial
  • Estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício
  • Estrutura da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
  • Estrutura da Demonstração do Valor Adicionado – DVA
  • Objetivos e Características da DVA
  • Elaboração da DVA
  • Estrutura da Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC
  • Objetivos e Características da DFC
  • DFC x DOAR
  • Caixa e Equivalentes de Caixa
  • Fluxo das Atividades Operacionais
  • Fluxo das Atividades de Investimento
  • Fluxo das Atividades de Financiamento
  • Elaboração da DFC: Método Direto x Indireto
  • Livro Diário
  • Livro Razão
  • ECD - Escrituração Contábil Digital - Considerações gerais
  • Obrigatoriedade da ECD
  • Prazo de envio/transmissão da ECD ao SPED
  • Penalidade pela não apresentação da ECD
  • Pré-requisitos para geração dos arquivos
  • Retificação e Substituição por Exigência
  • ECF - Vigência da ECF e Legislação

 

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ANALISTA FISCAL

32h

Orientar a correta aplicação da legislação fiscal e aplicabilidade das operações com criticidade e segurança.

- Noções introdutórias de Direito Tributário;
- Qual a finalidade dos tributos;
- Pessoa Física X Pessoa Jurídica;
- Atos Constitutivos da Pessoa Jurídica;
- Implicações legais de Pessoas Jurídicas com inscrições não regulares;
- A importância de uma análise prévia nos lançamentos.
- Regras gerais do ICMS
- Conceitos históricos;
- O que é o ICMS;
- Como identificar os serviços sujeitos ao ICMS;
- Fato Gerador;
- Contribuinte;
- Solidariedade dos atos praticados;
- Base de Cálculo;
- Alíquotas;
- Alíquota X carga Tributária;
- Alíquotas interestaduais;
- A lógica no cálculo do imposto;
- Créditos Fiscais permitidos;
- Créditos fiscais não permitidos;
- Isenção;
- Não-Incidência;
- Imunidade;
- Suspensão;
- Diferimento;
- Redução da Base de Cálculo;
- Cálculo por dentro.
- Regras gerais do IPI
- O que é o IPI;
- Como identificar os serviços sujeitos ao IPI;
- Fato Gerador;
- Contribuinte;
- Contribuinte equiparado;
- Base de Cálculo;
- Alíquotas;
- Alíquota X TIPI
- A lógica no cálculo do imposto;
- Créditos Fiscais permitidos;
- Créditos fiscais não permitidos;
- Estorno de Crédito;
- Isenção;
- Não-Incidência;
- Imunidade;
- Suspensão;
- Cálculo por fora. - Regras gerais do PIS e da COFINS - Enquadramento; - Fato Gerador; - Contribuinte; - Base de Cálculo; - Alíquotas; - Créditos Fiscais permitidos; - Créditos fiscais não permitidos. - Instruções sobre emissão e escrituração de notas fiscais
- Nota Fiscal;
- Série, modelos de Notas Fiscais;
- CST e CFOP;
- Espécie de documentos fiscais;
- Ordem de Emissão das Notas Fiscais;
- Emissão de Notas Fiscais em outro estabelecimento;
- Destinação das vias da Nota Fiscal;
- Inclusão de dados do ISS – Nota Fiscal Conjugada;
- Cancelamento de Notas Fiscais X Cancelar Formulários;
- Emissão manual de documentos fiscais;
- Nota Fiscal de Entrada – hipóteses de emissão;
- Emissão de Notas Fiscais com mais de um CFOP ou mais de uma alíquota;
- Emissão de Nota Fiscal sem a saída física do material – consequências;
- Emissão de Nota Fiscal em operações não sujeitas ao ICMS – consequências;
- Carta de Correção;
- Imposto destacado a maior ou a menor;
- Imposto não destacado;
- Consequências em extraviar um documento fiscal;
- Transporte no Sistema de Comboio;
- Validade dos documentos fiscais para transporte;
- Prazo para escriturar um documento fiscal;
- Roubo, furto ou extravio de mercadorias;
- Operações com empresa enquadradas no simples
- Conceituação de ME/EPP;
- Conceituação de empresas enquadradas no SIMPLES;
- Vedação ao crédito;
- Restrições de operações.
- Livros fiscais, relatórios e seus modelos
- Registro de Entradas;
- Registro de Saídas;
- Registros de Apuração do ICMS e do IPI;
- Registro de Inventário;
- Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências;
- Colunas do livro fiscal – como proceder.
- Obrigações acessórias
- GIA SPED
- Principais operações fiscais
- Consignação
- Devolução
- Demonstração
- Conserto
- Empréstimo
- Brindes
- Importação
- Industrialização por Encomenda
- Venda a Ordem
- Venda para Entrega Futura
- Industrialização por conta e ordem
- Ao final será elaborado um “CASE” onde os participantes colocarão em prática todo
- Conhecimento teórico e prático assimilado:
- 1) Emissão de Notas Fiscais de acordo com situações definidas;
- 2) Solução de problemas;
- 3) Escrituração Livros Registros de Entradas e Saídas;
- 4) Escrituração do Livro Registro de Apuração do ICMS e do IPI;
- 5) Apuração dos impostos;
- 6) Emissão da guia de recolhimento.

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TRADE MARKETING

24h

O curso para os profissionais da área comercial para potencializar vendas e gerar resultados de maior valor.

Conceito e Processos de Trade Marketing

Estágios e desenvolvimento do Trade

O Trade inserido no organograma da empresa                                           

Os Objetivos do Trade Marketing

Calendário Promocional

Canais de Marketing – Conceitos

Estratégias de Canais – Segmentação

Tipos de Canais e Clusterização

Mix de Marketing no Varejo – Os P`s do Trade Marketing

Portfólio – Marcas, famílias e categorias.

Negociação com o Varejo – Investimento e o ROI

Ferramentas para Monitoramento de Mercado – Nielsen

Ferramentas para tomada de decisão – Receita Liquida, Agile Promoter e Simulador

Trade Marketing Categorias – (Tipos de promoções, promoções e lançamentos de produtos)

Principais indicadores de desempenho da área de Trade Marketing

Gerenciamento de Categorias – GC – conceitos

O conceito do Shopper

Processo de compra

Neuromarketing: gerenciando expectativas e desejos

Arvore da decisão

Ominicalidade – integração entre o on e off

Merchandising – Gestão (formar, treinar e desenvolver) Execução, Roteirização, Planograma, PDV, Pontos Extras, Trabalhos Criativos, Degustação e Espaço Natural.

Materiais de PDV (Estratégias de positivação e métricas de mensuração dos resultados)

O ponto de venda perfeito

Conceitos e introdução do Planejamento de Trade Marketing

 

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AUTODESK AUTOCAD

32h

Preparar o profissional de engenharia, arquitetura, urbanistas, decoradores e projetistas.

1 - Aula:

- Layer;
- Sistemas de coordenadas (Relativa / Absoluta e Polar)
- Comandos para desenho
- Funções(Osnap; Ortho; Polar tracking)
- Exercícios

2 - Aula:

- Comandos para edição dos desenhos
- Perspectivas;
- Array;
- Exercícios

3 - Aula:

- Estudo do texto
- Estilo de dimensionamento.
- Complentos do desenho:
- Hachura.
- Chamfer;
- Rotate;

4 - Aula:

- Escalando o desenho
- Criando e inserindo Blocos
- Trabalhando com Unidades

5 - Aula:

- Estudo de desenvolvimento de projeto;

6 - Aula:

- Estudo de desenvolvimento de projeto;
- Elaboração de Cortes (Construction Line - Xline ; Ray)

7 - Aula:

- Plotagem – impressão do desenho em model;
- Estudo de Layout

8 - Aula:

- Atributos;
- Conclusão.o.

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SAP PM

16h

Capacitar o aluno a utilizar o sistema SAP para criar e gerenciar os processos de uma empresa.

Conteúdo Programático

Estrutura Organizacional;
Cadastro dos Locais de Instalações;
Mudança de locais de um local para outro;
Desativação de um local de instalação;
Cadastro dos Equipamentos;
Desativação de equipamento obsoleto;
Lista Técnica de Equipamentos;
Cadastro de Catálogos;
Criação e Processamento das Solicitações de Serviço (Notas PM);
Criação dos Ciclos de Manutenção (Periodicidade de planos);
Criação das Lista de Tarefas por equipamento ou lista geral;
Criação dos Planos de Manutenção;
Desativação e congelamento de planos;
Liberação das Ordens de Manutenção;
Encerramento Técnico das Ordens de Manutenção;
Encerramento Final das Ordens de Manutenção.

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